HOME Notícia

Notícia

Aconteceu no Salesiano Jaboatão...

⠀⠀
PROJETO EMPREENDER 2021: A RESILIÊNCIA COMO PROVA DA HUMANIDADE

Aconteceu nos dias 25 e 26 de novembro, a culminância presencial do Projeto Empreender. A iniciativa se deu pelo chamado do Papa Francisco para que todas as pessoas no mundo, instituições, igrejas e governos priorizem uma educação humanista com base na análise das inovações e, consequentemente, das variadas transformações que vêm ocorrendo na história da humanidade.

 

O projeto foi realizado tendo como base o tema: “A resiliência como prova da humanidade”, sugerido pela professora de português, Pauline Guimarães, que faz uma ponte mencionando o exemplo de resiliência dentro do Projeto Empreender: “O modo como nós nos comunicamos com o mundo, faz-nos compreender que a humanidade é o maior exemplo de resiliência, pois corresponde e se adapta a grandes adversidades. Consoante a este pensamento e analisando o contexto social o qual estamos inseridos, sugeri um tema que considerasse esse aspecto humano, que foi adaptado, junto à coordenação, para o Pacto Educativo Global”.

 

No momento da manhã, os alunos do fundamental II participaram de uma exposição com maquetes no pátio do colégio, onde produziram considerando a curiosidade diante de uma problemática a ser resolvida, por meio de representações de ações que beneficiam a coletividade sob uma perspectiva futura. Para o aluno e líder de turma, Gabriel Pergentino – 9º A, o empreender adaptado e trazido para o contexto do colégio, foi uma forma de aprendizado, que vem a possibilitar a implantação de novos negócios.

 

À tarde, embora as turmas do fundamental I tenham abordado temas diferentes em cada sala de aula, as atividades se deram no mesmo sentido de exposição e com uma perspectiva envolvendo empreendedorismo e consciência ambiental. A professora Natália Rosa, do 4º A, trabalhou o tema: “Nosso planeta está doente”, e ressaltou a importância desse tópico para a realidade do planeta nas seguintes palavras: “O tema abordado é de extrema relevância para o cenário atual do nosso planeta. Através dele, é possível compreender quais fatores levaram o planeta a adoecer e também buscar soluções para a cura. A partir do tema, conseguimos separar quatro dos maiores problemas ambientais que prejudicam o nosso planeta e os educandos pensaram em possíveis soluções.”

 

Por Rebeka Cecília